Como escolher o plano de saúde certo para você

  • 15 de Dezembro de 2020

Contratar uma assistência médica é uma boa maneira de economizar dinheiro e conseguir os cuidados que precisa. A principal dúvida nesse ponto é como escolher o plano de saúde que combine esses dois critérios.

Cada pessoa possui necessidades diferentes, por isso, existem tantas opções de planos no mercado. Para encontrar o que seja melhor para você é necessário analisar o que cada um oferece.

 

Como escolher o plano de saúde?

Veja alguns pontos que você deve prestar atenção para saber como escolher o plano de saúde mais adequado.

Coberturas disponíveis

As coberturas se referem aos procedimentos que serão disponibilizados. Para a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) existem duas divisões, uma relacionada à segmentação assistencial e outra para as coberturas específicas.

A segmentação assistencial é mais abrangente e resume que tipo de atendimento deverá ser disponibilizado no plano. É possível que seja ambulatorial, nesse caso a pessoa terá acesso às consultas, exames e atendimento de urgência.

Outra possibilidade é a segmentação hospitalar que permite internações com mais de 12 horas e procedimentos cirúrgicos. Para quem está na dúvida de como escolher o plano de saúde completo pode optar por aqueles que têm referência, que combina o ambulatorial com o hospitalar.

Cada um deles disponibiliza os procedimentos de acordo com o que foi contratado, por exemplo, consulta com endocrinologista ou exame de imagem. É preciso que se ofereça um rol mínimo de procedimentos, porém, as operadoras podem adicionar outros a essa lista.

Ao verificar quais as coberturas disponíveis, é possível saber se elas atendem às suas necessidades. 

Leia mais: Os benefícios de ter um plano de saúde

 

 

Área de abrangência

Para descobrir qual a área de abrangência é preciso pensar na sua rotina, se fica mais na sua cidade ou se viaja muito.

Ao fazer esse levantamento saberá como escolher o plano de saúde em relação aos locais que ele atende. Poderá optar por um plano municipal, regional, estadual ou nacional.

Rede de atendimento

A rede de atendimento pode ser própria, ou seja, os locais de atendimento exclusivos que a operadora possui para seus planos de saúde. Ela também pode ser credenciada, na qual médicos e estabelecimentos atendem por meio de convênio.

Para saber como escolher o plano de saúde é preciso verificar a rede de atendimento, se ela fica próxima aos locais que você está e se possui profissionais e hospitais de referência. O importante é conseguir o atendimento sem se deslocar por longos trajetos.

 

Carências

A carência é o período que deve aguardar para utilizar os procedimentos disponibilizados pelo plano. Cada um deles tem um tempo diferente que é regulamentado pela ANS.

O ideal é que a carência seja isenta ou reduzida, dessa forma não precisará esperar muito para acessar as coberturas. Verificando também os outros critérios, mas, nesse pode tentar negociar já que há flexibilidade.

Converse com o corretor para encontrar uma assistência que esteja com promoções de redução de carência ou veja o que pode ser feito para diminuir os prazos.

Depois de ter ideia de como escolher o plano de saúde, fica mais fácil tomar uma decisão e contratar um serviço que realmente atenda suas necessidades. Que tal começar a colocar o que aprendeu em prática e pedir uma cotação para analisar as possibilidades? Entre em contato conosco.