O mercado de seguros de Vida no Brasil flexibiliza as cláusulas que excluem cobertura para pandemia

  • 12 de Maio de 2020

Nas últimas semanas, a imprensa e os organismos ligados à indústria de seguros vem divulgando uma notícia extremamente positiva para a população brasileira! No meio de tantas notícias ruins a maioria das seguradoras de Vida no Brasil confirmou que, apesar da existência de cláusulas que excluem as coberturas do seguro de vida para pandemia e epidemia, os beneficiários de vítimas da Covid-19 serão indenizados!

Essa decisão mostra o grau de amadurecimento da indústria de seguros no Brasil. O acionamento desse tipo de cláusula excluindo as coberturas previstas nas apólices no caso do Covid-19 iria provocar um grande desamparo para as famílias afetadas.

Em abril, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) e a CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros) flexibilizaram  as condições contratuais para dar estabilidade ao sistema de seguros e previdência no país.

As propostas das seguradoras incluem o pagamento de benefícios, como a indenização por morte ou invalidez permanente devido à Covid-19, para as apólices vigentes. No caso de novos contratos, as companhias têm definido períodos de carência entre 45 dias e 90 dias. No caso de apólices adquiridas após 26 de março, a decisão se aplicará aos sinistros que ocorrem após 45 dias da data de contratação do seguro.

 

Seguradoras que até o momento divulgaram cobertura para Covid19 no caso de morte:

 

Alfa 

BB Seguros

 Bradesco

 Capemisa - sem carência para novos contratos na cobertura de morte e funeral

 Caixa

 Centauro ON - sem carência para novos contratos na cobertura de morte e funeral

 Chubb

 Icatu - sem carência para novos contratos na cobertura de morte e funeral

 Itaú

 Liberty

 MAG (Mongeral)

 MAPFRE - sem carência para novos contratos na cobertura de morte e funeral

 MetLife

 Mitsui

 Omint

 PASI

 Porto Seguro

 Previsul

 Prudential

 Seguros Unimed

 Sompo

 SulAmérica

 Sura

 Tokio Marine

 Zurich

 

Atualizado em

14/04/2020