Saber o que é seguro de vida faz toda a diferença para quem procura contar com um planejamento a longo prazo e se resguardar em situações delicadas, como acidentes ou enfermidades.
Para que se possa contar com uma proteção antes de ter um problema, entenda melhor sobre o seguro de vida.
Ao falar sobre o que é seguro de vida, é importante explicar que a cobertura pode ajudar financeiramente quando o beneficiário tiver a sua fonte de renda interrompida em situações previstas na apólice. Diferentemente do que muitos pensam, ele não é usado apenas quando ocorre a morte do segurado.
As coberturas podem ser bastante amplas e comumente contemplam: morte, invalidez parcial ou total, doenças graves, auxílio-funeral, diárias de incapacidade temporária, diária por internação hospitalar, entre outras.
No caso de falecimento, o beneficiário indicado recebe o valor da indenização para quitar as contas. Nas demais situações, o próprio segurado pode receber o valor para arcar com os custos dos tratamentos.
Um ponto de atenção sobre o que é seguro de vida e suas regras é que a maior parte das seguradoras impõe um limite de idade para a contratação do seguro, sendo o mais comum até 65 anos.
Se a pessoa estiver próxima à faixa dos 60 anos, o ideal é fazer um seguro resgatável. O serviço permite que após dois anos, se as coberturas não forem utilizadas, o valor possa ser resgatado com acréscimo de juros.
Além de entender o que é seguro de vida é preciso conhecer as modalidades que estão disponíveis para contratação.
Uma delas é o seguro de vida individual, nesse caso é feita a apólice apenas para uma pessoa, o que permite ter um serviço sob medida.
O seguro de vida familiar permite que o casal tenha essa proteção, assim os filhos estarão mais resguardados se algo acontecer com um dos pais.
Já o seguro de vida coletivo é feito pelas empresas para que seus funcionários fiquem protegidos em determinadas situações. Dependendo do caso, a contratação dele é obrigatória para o empregador.
Os profissionais liberais, que não podem contar com o amparo do seguro fornecido por uma empresa, podem optar pelas modalidades individual ou familiar e ter uma proteção enquanto trabalham.
Muitas pessoas vão além do assunto o que é seguro de vida, para o motivo de ter um. Veja o que está relacionado à contratação de um seguro:
• Evitar que a família passe dificuldade quando se perde o provedor, pois receberá uma indenização financeira para se estabilizar;
• Garantir que se tenha uma renda quando o profissional liberal sofre com alguma invalidez, uma vez que essa pessoa muitas vezes não conta com o suporte de uma empresa ou do governo para prestar assistência financeira.
• Evitar gastos não previstos com despesas médicas em casos de acidentes ou enfermidades.
• Ter mais tranquilidade no cotidiano sabendo que os entes queridos estarão amparados.
• O custo mensal de um seguro de vida é acessível, dessa forma ele não pesa no orçamento e é parte importante do planejamento a longo prazo.
Ter uma proteção financeira permite que as pessoas usufruam de uma vida mais tranquila e, por mais que se evite pensar no assunto, é uma necessidade para proteger quem ama. Depois de saber o que é seguro de vida e os benefícios que esse serviço traz, está na hora de começar a buscar mais informações sobre a proteção e escolher a sua.