O “Seguro Intermitente” (ou “Seguro Sob Demanda”) vai vingar?

  • 28 de Maio de 2020

No final de agosto de 2019 a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) soltou uma norma que viabilizou a emissão de seguros com vigência mais curta e que podem ser ligados e desligados pelos segurados. Realmente uma grande novidade para o conservador mercado brasileiro de seguros!

Segundo o texto da norma, os contratos poderão ser fixados em meses, dias, horas e até minutos, ou ainda, por períodos referentes a viagens e trechos específicos.

O objetivo principal é ampliar a base de segurados e permitir que pessoas que hoje não compram seguro passem a avaliar a possibilidade de proteger seus bens ou sua vida pagando o prêmio, que hoje é anual, por um período que o segurado considere que o risco de um sinistro seja mais provável. É sem dúvida uma grande quebra de paradigma!

Nesse quase 1 ano de vigência da norma, tivemos algumas tentativas como o da Insurtech Thinkseg que, junto com a italiana Generali, lançou uma espécie de assinatura mensal no valor de R$ 94,00. Ao acionar a cobertura, o segurado paga um valor sobre a quilometragem, que varia conforme seu perfil de motorista. Tudo é monitorado via aplicativo.

Recentemente a Generali decidiu sair da carteira de Automóvel e provavelmente deve sair também desse projeto com a Thinkseg.

Para os técnicos de seguros acostumados com as apólices anuais e com modelos estatísticos testados há décadas, tudo isso será um grande desafio! Eles temem que essa novidade provoque uma das maiores ameaças ao resultado das carteiras de seguros. No jargão do “segurês”, a temida “anti-seleção”! Ou seja, somente aqueles que tem uma altíssima probabilidade de ter um sinistro irão procurar adquirir esse tipo de produto. O mercado terá que testar os modelos e as seguradoras irão, com o tempo, descobrir quais são os canais mais rentáveis.

Na semana passada saiu a notícia sobre a decisão da Seguradora Sura (empresa de seguros de origem colombiana e que opera no Brasil) de iniciar alguns projetos em conjunto com a empresa norte-americana Trov, especializada em soluções digitais para seguros sob demanda. Essa empresa, localizada em São Francisco nos EUA, foi inaugurada em 2012 e firmou essa parceria exclusiva com a Sura para toda a região da América Latina!

Quando as novidades começarem a aparecer iremos publicá-las por aqui! Fique ligado!