Os benefícios de ter um plano de saúde

  • 19 de Outubro de 2020

Um dos benefícios mais desejados pelos trabalhadores das empresas é o plano de saúde e há justificativa para isso. Com uma assistência médica os profissionais conseguem cuidar de sua saúde e de seus familiares, o que lhes traz mais tranquilidade para fazer suas atividades, inclusive trabalhar.

Não são apenas os colaboradores que acabam ganhando ao garantir acesso a uma assistência médica, as empresas também se beneficiam e são capazes de mostrar que valorizam seus funcionários.

Veja alguns dos benefícios que se consegue ao oferecer um plano de saúde empresarial.
Leia também: 5 tipos de seguro de vida

 

Melhora da produtividade

É possível notar um clima organizacional melhor quando se oferece um plano de saúde, pois, os colaboradores ficam mais motivados ao saberem que suas necessidades estão sendo supridas e que poderão contar com cuidados médicos em caso de necessidade.

Consequentemente, as pessoas trabalham com mais motivação e realizam suas tarefas com dedicação, impactando diretamente na produtividade, elevando esse indicador.

A qualidade é outro fator que tende a melhorar devido ao empenho no exercício das atividades.

 

 

Redução nas faltas e afastamentos

Quando os trabalhadores faltam a produtividade é comprometida, e isso pode impactar nos negócios. Muitas vezes essa ausência ocorre por problemas de saúde, gerando afastamento de apenas um dia ou vários.

Com o plano de saúde é possível adotar cuidados preventivos com consultas médicas e exames a fim de não deixar que a pessoa fique doente. Dessa forma, terá colaboradores mais saudáveis e que não faltarão.

 

Atração de profissionais

Oferecer benefícios como um plano de saúde ajuda a melhorar a imagem da empresa, pois, demonstra a sua preocupação com o quadro de colaboradores. Isso também faz com que ela seja mais atrativa por oferecer um dos benefícios mais desejados.

Dessa forma, quando for necessário contratar novos colaboradores não haverá dificuldade de atrair os melhores profissionais do mercado.

Haverá muitos candidatos almejando por uma oportunidade e que poderão contribuir muito com a organização.

Isso gera um impacto em toda a empresa, com a entrada de novos profissionais altamente capacitados, os mais antigos buscam se aprimorar para não ficarem desatualizados.

 

Plano de saúde sob medida

Existem diversas operadoras e tipos de plano de saúde, por isso, deve haver uma preocupação em entender os valores e coberturas que serão ofertadas para que sejam adequadas as necessidades dos trabalhadores.

As empresas podem analisar quais são os planos disponíveis e escolher um que oferece os procedimentos que garantirão os cuidados e que não impactará nas finanças.

 

Incentivos fiscais com o plano de saúde

O plano de saúde deve ser visto como um investimento nos colaboradores e além de todos os benefícios já citados relacionados ao pessoal, ainda pode colaborar com a saúde financeira.

A legislação permite que haja redução e até mesmo eliminação de alguns ônus tributários no Imposto de Renda da pessoa jurídica. Dessa forma, enquanto se investe, consegue redução de valores a serem pagos. Isso se aplica apenas às empresas tributadas pelo lucro real, pois as outras (Lucro Presumido e Simples Nacional) se valem da dedução padrão.

Um plano de saúde empresarial deve ser visto além de um benefício corporativo, essa é uma maneira de melhorar a gestão e ter profissionais altamente qualificados.