3 tipos de plano de saúde

  • 23 de Outubro de 2020

Oferecer uma assistência médica para os colaboradores, pode ser uma boa maneira de conseguir mão de obra qualificada, mas, antes de contratar o serviço é preciso conhecer quais tipos de plano de saúde existem.

É comum as organizações ficarem de olho nos valores, afinal, é preciso saber o investimento necessário para disponibilizar o benefício.

A questão é que os preços podem variar bastante de acordo com o que está sendo contratado. Saiba mais sobre as diferenças dos tipos de plano de saúde.

 

Tipos de plano de saúde por segmentação assistencial

Os serviços de assistência médica são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e ela é quem determina as regras e de que maneira os tipos de plano de saúde são classificados.

Uma delas é em relação à segmentação assistencial, ou seja, quais são as coberturas a serem ofertadas.

Leia mais: Corretora de seguro de vida: Motivos para conhecer a IJT

 

1. Segmentação assistencial ambulatorial

Os tipos de plano de saúde com segmentação assistencial ambulatorial disponibilizam serviços de ambulatório, aqueles que permitirão consultas médicas com especialistas de diferentes áreas, exames laboratoriais, clínicos e atendimento de urgência com internação limitada a 12 horas.

Esse tipo de plano de saúde é indicado para as empresas que desejam oferecer cuidados preventivos e tratamentos mais simples de saúde a seus colaboradores.

 

 

2. Segmentação assistencial hospitalar

O plano com segmentação hospitalar já contempla outros tipos de cobertura, sendo mais indicado para casos em que há necessidade de tratamentos dentro de hospitais, como internações por período acima de 12 horas e procedimentos cirúrgicos.

Em relação às consultas e exames só contemplará os que são necessários durante a internação, por isso, não é tão indicado para casos de cuidados preventivos.

 

3. Segmentação assistencial referência

Dentre os tipos de plano de saúde mais comuns contratados pelas empresas está o de segmentação assistencial referência que possibilita o acesso a uma combinação dos cuidados ambulatoriais e hospitalares e dessa forma garante um atendimento mais completo que abrange situações diversas.

Vale ressaltar que em todos os casos citados é determinado que estejam contemplados determinados procedimentos, entretanto, as operadoras podem oferecer extras que muitas vezes acabam por elevar os custos.

 

Área de abrangência

Além do tipo de cobertura que será contemplada pelos tipos de plano de saúde, a área de atendimento é outro fator que influencia nos valores.

Os planos podem ser municipais (atendimento apenas em uma cidade), regionais (atendendo a um grupo de municípios), estadual (abrangendo o estado) ou nacional (cobertura em todo país).

Quanto mais ampla for a área de abrangência mais alto tende a ser o investimento, isso porque haverá mais profissionais, clínicas e hospitais a disposição dos beneficiários.

Nesse caso vale a pena considerar onde os colaboradores residem para fazer uma escolha que atenda a todos.

As empresas que desejam contratar um dos tipos de plano de saúde devem considerar a segmentação assistencial, sendo a mais indicada a referência por ser mais abrangente e a área de abrangência pode ser escolhida de acordo com o local de atuação.

Dessa forma terá um bom benefício a oferecer e que atenda às necessidades dos colaboradores de forma adequada.