Quem pensa que as proteções para a vida são todas iguais comete um grande erro, pois existem diferentes tipos de seguro de vida que podem ser contratados.
Essa variedade serve para atender à necessidade específica de cada pessoa e permitir que ela tenha um produto sob medida, que realmente possa ser útil.
As diferenças entre os tipos de seguro de vida começam a ser notadas no momento da contratação, uma vez que ele pode ser adquirido por pessoas físicas ou jurídicas.
Ele é voltado para a aquisição por pessoas físicas ou profissionais autônomos e permite que se tenha uma proteção individual ou para o casal (familiar). Nesse caso, o segurado pode negociar diretamente com a corretora de seguros e escolher coberturas sob medida.
Entre os tipos de seguro de vida, o coletivo é contratado por uma empresa que oferta a proteção para os colaboradores. Nesse caso, a apólice é comum a todos e considera os riscos globais.
Leia também: O que é seguro de vida?
Os tipos de seguro de vida também podem ser classificados de acordo com a sua forma de funcionamento, nesse caso temos as situações a seguir:
O seguro tradicional é um dos mais conhecidos e oferece as coberturas previstas no contrato em troca do segurado efetuar um pagamento de valor mensal. Caso não seja feito o pagamento, o seguro automaticamente é cancelado.
Se ocorrer um sinistro, ou seja, se houver o acionamento do seguro, o beneficiário recebe a indenização.
O nome já dá um indicativo do que se trata esse tipo de seguro. Ele funciona como o tradicional e oferece as coberturas previstas na apólice, porém pode ter uma data certa para ser finalizado ou interrompido conforme a vontade do segurado.
Quando encerrado, é possível receber parte do valor pago corrigido desde que ele não tenha sido acionado.
Essa modalidade não realiza reajustes de acordo com a faixa etária e tem a vantagem de ser 2 em 1, pois é um dos tipos de seguro de vida de qualidade.
O seguro de vida temporário possui um prazo para terminar, portanto garante as coberturas dentro desse período.
Ele é bastante utilizado para quem está com um projeto em andamento e precisa amparar a família se algo acontecer. Essa modalidade também pode ser programada para se encerrar em uma determinada fase da vida. Nesse caso, a contratação pode ser feita pelos pais até que os filhos atinjam a maioridade, por exemplo.
Como é possível perceber, existem diferentes tipos de seguro de vida e para fazer a contratação é preciso conhecer cada um deles. Apesar das variações, todos visam garantir uma vida mais tranquila para os segurados e seus beneficiários.