5 tipos de seguro de vida

  • 04 de Agosto de 2020

Quem pensa que as proteções para a vida são todas iguais comete um grande erro, pois existem diferentes tipos de seguro de vida que podem ser contratados.

Essa variedade serve para atender à necessidade específica de cada pessoa e permitir que ela tenha um produto sob medida, que realmente possa ser útil.

 

Tipos de seguro de vida por modalidade de contratação

As diferenças entre os tipos de seguro de vida começam a ser notadas no momento da contratação, uma vez que ele pode ser adquirido por pessoas físicas ou jurídicas.

 

1. Seguro de vida individual/familiar

Ele é voltado para a aquisição por pessoas físicas ou profissionais autônomos e permite que se tenha uma proteção individual ou para o casal (familiar). Nesse caso, o segurado pode negociar diretamente com a corretora de seguros e escolher coberturas sob medida.

 

2. Seguro de vida coletivo

Entre os tipos de seguro de vida, o coletivo é contratado por uma empresa que oferta a proteção para os colaboradores. Nesse caso, a apólice é comum a todos e considera os riscos globais.

Leia também: O que é seguro de vida?

 

 

Tipos de seguro de vida por funcionalidade

Os tipos de seguro de vida também podem ser classificados de acordo com a sua forma de funcionamento, nesse caso temos as situações a seguir:

 

3. Seguro tradicional

O seguro tradicional é um dos mais conhecidos e oferece as coberturas previstas no contrato em troca do segurado efetuar um pagamento de valor mensal. Caso não seja feito o pagamento, o seguro automaticamente é cancelado.

Se ocorrer um sinistro, ou seja, se houver o acionamento do seguro, o beneficiário recebe a indenização.

 

4. Seguro resgatável

O nome já dá um indicativo do que se trata esse tipo de seguro. Ele funciona como o tradicional e oferece as coberturas previstas na apólice, porém pode ter uma data certa para ser finalizado ou interrompido conforme a vontade do segurado.

Quando encerrado, é possível receber parte do valor pago corrigido desde que ele não tenha sido acionado.

Essa modalidade não realiza reajustes de acordo com a faixa etária e tem a vantagem de ser 2 em 1, pois é um dos tipos de seguro de vida de qualidade.

 

 

5. Temporário ou com prazo definido

O seguro de vida temporário possui um prazo para terminar, portanto garante as coberturas dentro desse período.

Ele é bastante utilizado para quem está com um projeto em andamento e precisa amparar a família se algo acontecer. Essa modalidade também pode ser programada para se encerrar em uma determinada fase da vida. Nesse caso, a contratação pode ser feita pelos pais até que os filhos atinjam a maioridade, por exemplo.

Como é possível perceber, existem diferentes tipos de seguro de vida e para fazer a contratação é preciso conhecer cada um deles. Apesar das variações, todos visam garantir uma vida mais tranquila para os segurados e seus beneficiários.