Seguro de vida como funciona?

  • 16 de Setembro de 2020

Já parou para se perguntar: Seguro de vida como funciona e ele é para mim? Se você já fez esses questionamentos, isso significa que está preocupado com o seu futuro e de sua família.

Entenda um pouco mais sobre o que esse serviço tem a oferecer e quando ele pode ser utilizado.

Quais são as coberturas?

As coberturas dizem respeito ao que o segurado terá direito em possíveis imprevistos. É importante saber, quando o assunto é seguro de vida como funciona, que em casos de sinistro deve-se conhecer os detalhes sobre a indenização.

As coberturas mais comuns são morte acidental e invalidez total e parcial por acidente ou doença. Não é raro que sejam adicionadas outras proteções, como despesas médicas, hospitalares e odontológicas resultantes de acidente ou doença. Além de diárias por incapacidade temporária, diárias hospitalares, diagnósticos de doenças graves e auxílio funeral.

Seguro de vida como funciona a contratação?

Para saber mais sobre seguro de vida como funciona para fazer a adesão, o indicado é contar com a ajuda de um corretor que encontrará um produto sob medida e auxiliará com todas as dúvidas.

Primeiro é preciso escolher o tipo de seguro de vida: individual, familiar, em grupo ou resgatável. Feito isso, é necessário decidir quais coberturas deseja incluir para que esteja amparado caso algum imprevisto venha a acontecer e qual seguradora prestará o serviço.

Com tudo esclarecido sobre o seguro de vida como funciona, leia a apólice para conferir se tudo está de acordo em relação às carências, valor do prêmio por custo do seguro, riscos excluídos e outros.

Checadas as informações, basta assinar a proposta e pagar as mensalidades. Dessa forma, você já estará amparado pelo seguro.

O que fazer em caso de sinistro?

O sinistro ocorre quando o segurado passa por uma das situações que estão previstas na apólice e para que possa receber a indenização é preciso acionar a seguradora. Para cada caso existe um procedimento diferenciado, sendo que em todos é preciso comunicar a seguradora.

Leia também: 5 tipos de seguro de vida

Morte

Em caso de morte o beneficiário especificado no seguro deve entrar em contato com a seguradora informando o ocorrido. Além disso, precisa enviar os documentos solicitados, como a certidão de óbito, boletim de ocorrência em caso de morte acidental e seus documentos pessoais para que possa receber a indenização.

Invalidez total ou parcial

Como o segurado será o beneficiário, se estiver em condições ele próprio pode fazer o pedido da indenização. Será preciso comprovar a situação, sendo aceito um laudo médico, exames que atestem a invalidez e outros documentos que a seguradora possa solicitar.

Doenças graves

O procedimento em caso de diagnóstico de doenças graves é bastante parecido com o de invalidez total ou parcial. É paga uma indenização ao segurado quando comprovado o diagnóstico definitivo da doença devidamente especificada da cobertura do seguro.

Diárias por incapacidade ou despesas hospitalares

Será preciso comprovar os gastos e apresentar laudos médicos, bem como notas fiscais das despesas hospitalares. Vale ressaltar que existe um limite para o pagamento da indenização e, se as despesas o ultrapassarem, elas serão reembolsadas parcialmente.

Depois de receber a indenização, o seguro continua valendo?

Depende do caso. É importante saber sobre o seguro de vida como funciona para amparar as pessoas em situações delicadas: em alguns casos, o seguro se encerra quando cumpre a sua finalidade.

Isso quer dizer que se a indenização for paga, a apólice prevê que haverá o encerramento do contrato. Entretanto, em casos de invalidez temporária ou pagamento de despesas, após a recuperação a pessoa poderá contratar um novo seguro.

Em outras situações, como indenização de IPT por acidente, doenças graves e diagnóstico de câncer, o seguro não se encerra.

O seguro de vida age como um amparo às pessoas, além de fazer parte do planejamento de qualidade de vida e bem-estar, bem como da tranquilidade da família e sua segurança financeira. Fique atento a todos esses detalhes para garantir o melhor desse serviço.