Apólice de seguro de vida: O que é?

  • 14 de Dezembro de 2020

Viver com menos preocupação é a meta de muita gente e, aliado a isso está cuidar da família. A apólice de seguro de vida vem permitindo atingir esses objetivos e garante proteção em situações diversas.

É claro que o seguro de vida não precisa ser acionado apenas quando ocorre a morte do beneficiário. Ela inclui muitas outras situações e todas elas estão discriminadas na apólice de seguro de vida e neste artigo vamos explicar o que é apólice.

 

O que é apólice de seguro de vida?

Entenda que estamos falando de um documento firmado entre duas partes, seguradora e segurado, ou seja, quem oferece o serviço e quem contrata. Nele estarão contidos todos os direitos e deveres de ambas as partes de forma detalhada.

Para simplificar, podemos dizer que é um acordo escrito. Na apólice de seguro de vida estarão especificadas as coberturas, valor do prêmio, da indenização, prazos de vigência e outros.

Esse documento pode ser emitido até 15 dias após a contratação do seguro e tudo deve estar detalhado para que não gere dúvidas.

 

Quais são os principais tipos de apólice?

Conforme o que é contratado é possível ter uma apólice de seguro de vida diferente, veja alguns dos principais tipos e quando são utilizadas.
 

 

Apólices individuais ou coletivas

Os nomes já dizem muito sobre, nas individuais a pessoa contrata junto a operadora e haverá apenas um segurado.

As coletivas, costumam ser utilizadas pelas empresas que desejam proteger o grupo de funcionários. Os termos costumam ser negociados de acordo com o número de vidas.

Apólice de seguro resgatável

Esse tipo de apólice de seguro de vida garante as mesmas coberturas que as tradicionais, porém, com um diferencial. Caso o beneficiário deseje, pode resgatar parte do valor investido e encerrar com o contrato.

Isso quer dizer que além de garantir proteção, se não acionado, o seguro pode ser uma espécie de reserva financeira ou investimento.

Apólice de seguro de vida temporária

Ela é válida por um período determinado e costumam ser usada em situações bem específicas. Pode ser válida quando se está em fase de construção de patrimônio financeiro, ou se deseja amparar os filhos até que tenham independência.

Leia mais: 5 tipos de seguro de vida

 

O que a apólice de seguro de vida deve ter?

Toda seguradora é regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e deve seguir algumas regras. Uma delas diz respeito a apólice de seguro de vida e sobre o que esse documento deve conter.

Nas condições gerais estão especificadas a relação entre segurado e seguradora. Ela contém os valores e deveres das partes.

As condições especiais dependem do estilo da apólice e está relacionada aos benefícios e vantagens como as coberturas adicionais. Ela especifica algumas regras e também o valor delas.

Por fim, temos cláusulas particulares detalham a apólice. Nela encontramos as coberturas, indenização do sinistro, beneficiários e percentual a receber, início e fim do contrato, condições de cancelamento, etc.

A apólice de seguro de vida é o documento que celebra o serviço que está sendo contratado e traz garantias para as partes. Quem está adquirindo essa proteção deve se atentar a ela, pois, todas as regras estarão especificadas para que não gerem dúvidas.