Checklist para escolher o seu seguro de vida

  • 28 de Setembro de 2020

Quando se compra uma roupa ou até mesmo alimentos para o lar é comum pesquisar, analisar o produto, ver se ele atende as necessidades e comparar preços. No caso do seguro de vida não deve ser diferente, afinal, ele também precisa cumprir alguns pré-requisitos.

O problema é que fazer cotação sobre seguro de vida não é algo que se faz com tanta frequência, por isso é comum não saber o que verificar.

Para te ajudar, fizemos um checklist do que deve se atentar para fazer a escolha certa.

Defina a finalidade do seguro de vida

Comece entendendo os motivos de contratar um seguro de vida, pode ser para deixar a família amparada em caso de falecimento, garantir recursos financeiros em caso de impossibilidade de trabalhar e outros.

Considere quais são os objetivos e quem receberá a indenização caso aconteça algo, dessa forma ficará mais fácil escolher um produto.

 

 

Tenha uma corretora de confiança

A contratação do seguro ocorre através de um corretor, por isso é preciso ter um profissional e uma corretora que sejam de confiança, possam te ajudar e não queiram apenas lucrar em cima da venda.

Peça ao profissional para que ele ajude a encontrar um seguro de vida que esteja de acordo com as finalidades que levantou e que tenha um bom custo-benefício.

Leia também: Corretora de seguro de vida: Motivos para conhecer a IJT

 

Conheça os termos utilizados

Saber quais são os termos usados no mundo segurador é essencial para entender bem o que está sendo apresentado. Busque pelos termos mais comuns como prêmio, franquia, carência, sinistro, doença crônica e outros.

Ter domínio sobre esses conceitos, ajudará na hora de comparar as opções e quando for ler a apólice.

 

Veja o que cada seguro tem a oferecer

O corretor apresentará algumas propostas na hora de ofertar o seguro de vida. É preciso analisar cada uma delas buscando entender quais são as coberturas ofertadas e benefícios. As que se destacarão são aquelas que tem tudo o que imaginou e ainda podem oferecer algum adicional.

Aqui vale um ponto de atenção, considere também a seguradora que está ofertando o produto. Algumas são burocráticas em todas as etapas e exigem que alguns procedimentos sejam feitos de forma presencial.

Outras contam com mais recursos tecnológicos, conseguem resolver as coisas remotamente e oferecem ferramentas web. O seu estilo é que ajudará a definir qual seguradora prefere.
 

 

Considere um seguro de vida resgatável

Se a intenção é ter um seguro de vida por um determinado período enquanto as coisas se organizam, vale a pena considerar uma opção resgatável, que permitirá no final do prazo que você receba parte do valor corrigido.

Essa opção também é bastante válida para pessoas que estão próximas de completar 60 anos, pois, as seguradoras costumam impor limite de idade para usar o seguro de vida, dessa forma não perderá o valor investido.

 

Faça as contas para não comprometer as finanças

Depois de verificar algumas propostas, saberá qual o investimento necessário. Faça as contas para saber qual não comprometerá o seu orçamento e se oferece o que está procurando.

Quando existe uma folga financeira, pode pensar em adquirir coberturas além das que havia programado, dessa maneira terá uma proteção mais ampla e que cabe no bolso.

Contratar um seguro de vida não é algo difícil, mas é necessário ter atenção a esses pontos que citamos. Se ficar atento a eles e ainda tiver ajuda de um corretor, poderá levar uma vida tranquila com menos preocupações.